O pensamento filosófico surgiu na Grécia entre o século VII e o VI a.C., mais propriamente nas colônias gregas, com Tales de Mileto, Pitágoras de Samos e Heráclito de Éfeso. Embora reconheçamos a importância de sábios que viveram no mesmo
período no Oriente, suas doutrinas ainda não eram propriamente filosóficas. Em que aqueles sábios se distinguem dos pensadores gregos?
período no Oriente, suas doutrinas ainda não eram propriamente filosóficas. Em que aqueles sábios se distinguem dos pensadores gregos?
A diferença está no fato de que os sábios orientais não se aprofundaram em questões abstratas, mas criaram doutrinas que facilitavam as boas condutas para o convívio harmônico. Em outras palavras, tratava-se de uma sabedoria vinculada a aspectos práticos do comportamento humano e não propriamente teóricos e argumentativos. Além disso, muitas vezes, esse saber não se desprendia do componente mítico-religioso.
Em contraposição, os primeiros filósofos gregos, mesmo quando sofriam influências religiosas, problematizavam a realidade: buscavam explicitar o princípio constituinte das coisas. Perguntavam, por exemplo: Qual é o ser de todas as coisas? Quando as coisas mudam, existe algo que permanece idêntico? O que é o movimento? Que tipos de mudança existem? A resposta dada a essas questões sustentavam-se pela razão (lógos). Lógos é a teoria que precisa ser fundamentada com argumentos. Por isso, costuma-se considerar a Grécia o berço da filosofia.
FONTE: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.23
O Currículo Oficial tem como objetivo instrumentalizar os jovens por meio de reflexões críticas que os subsidiarão para o convívio em sociedade contemplando:
- Por que estudar Filosofia?
- As áreas da Filosofia
- A Filosofia e outras formas de conhecimento
- Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
- Introdução à Filosofia Política
- Teorias do Estado
- Socialismo, anarquismo e liberalismo
- Filosofia Política
- Introdução à ética
- Introdução à Teoria do Indivíduo
- Filosofia, Política e Ética
- Desafios éticos contemporâneos
- O homem como ser de natureza e de linguagem
- Características do discurso filosófico
- A desigualdade entre os homens como desafio da política
- Libertarismo, determinismo e dialética
Caríssimos Professores, seguem os links das Avaliações de Aprendizagem em Processo Pelas Áreas do Conhecimento referente ao componente curricular de Filosofia:
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