FILOSOFIA


           

     O pensamento filosófico surgiu na Grécia entre o século VII e o VI a.C., mais propriamente nas colônias gregas, com Tales de Mileto,  Pitágoras de Samos e Heráclito de Éfeso. Embora reconheçamos a importância de sábios que viveram no mesmo
período no Oriente, suas doutrinas ainda não eram propriamente filosóficas. Em que aqueles sábios se distinguem dos pensadores gregos?
    A diferença está no fato de que os sábios orientais não se aprofundaram em questões abstratas, mas criaram doutrinas que facilitavam as boas condutas para o convívio harmônico. Em outras palavras, tratava-se de uma sabedoria vinculada a aspectos práticos do comportamento humano e não propriamente teóricos e argumentativos. Além disso, muitas vezes, esse saber não se desprendia do componente mítico-religioso.
     Em contraposição, os primeiros filósofos gregos, mesmo quando sofriam influências religiosas, problematizavam a realidade: buscavam explicitar o princípio constituinte das coisas. Perguntavam, por exemplo: Qual é o ser de todas as coisas? Quando as coisas mudam, existe algo que permanece idêntico? O que é o movimento? Que tipos de mudança existem? A resposta dada a essas questões sustentavam-se pela razão (lógos). Lógos é a teoria que precisa ser fundamentada com argumentos. Por isso, costuma-se considerar a Grécia o berço da filosofia.

FONTE: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.23

        O Currículo Oficial tem como objetivo instrumentalizar os jovens por meio de reflexões críticas que os subsidiarão para o convívio em sociedade contemplando:
  • Por que estudar Filosofia? 
  • As áreas da Filosofia 
  • A Filosofia e outras formas de conhecimento 
  • Mito, Cultura, Religião, Arte, Ciência
  • Introdução à Filosofia Política
  • Teorias do Estado
  • Socialismo, anarquismo e liberalismo
  • Filosofia Política
  • Introdução à ética
  • Introdução à Teoria do Indivíduo
  • Filosofia, Política e Ética
  • Desafios éticos contemporâneos
  • O homem como ser de natureza e de linguagem
  • Características do discurso filosófico
  • A desigualdade entre os homens como desafio da política 
  • Libertarismo, determinismo e dialética
         Para maiores informações acessem os cadernos dos alunos e cadernos dos professores como a seguir:



Caríssimos Professores, seguem os links das Avaliações de Aprendizagem em Processo Pelas Áreas do Conhecimento referente ao componente curricular de Filosofia:

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