SOCIOLOGIA

          Primeiras palavras
     
       A milhares de anos, os seres humanos buscam compreender o mundo e os fenômenos que ocorrem em seu dia. Para cada problema encontrado, como a falta de comida, a travessia de um rio, a distância entre duas cidades, buscava-se uma solução. Entretanto, até o final da Idade Média, essa busca por conhecimento e soluções não acontecia em relação às transformações e aos conflitos sociais (os choques culturais e religiosos, os conflitos geracionais, a estrutura familiar, a organização política e econômica), que eram entendidos como fenômenos naturais ou resultado da providência divina. Nesses casos, não cabia à humanidade interferir. Uma realidade na qual não se pode interferir não é vivida como um problema, mas como um destino, e um destino não pode ser objeto da ciência.
      Somente a partir do século XVIII, a sociedade e os fenômenos sociais (como a organização econômica e política do mundo feudal em declínio a instituição da monarquia e da servidão) começaram a ser problematizados e vistos como uma construção humana - portanto, passível de ser transformada, destruída ou reconstruída. Mais do que isso, essa transformação poderia ser realizada a partir de objetivos traçados pela própria sociedade, com base em princípios éticos modernos que propunham a liberdade, a igualdade e a fraternidade contra a servidão, a hierarquia e a exploração.
    O contexto social e político que mudou o modo como as sociedades ocidentais olhavam para si mesmas e as transformou em objeto de estudo científico foi um processo histórico que envolveu duas revoluções, uma econômica e outra política: a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
    Assim, ao conhecimento religioso e filosófico construído ao longo da história foi acrescentado outro modo de compreender a realidade social: o conhecimento científico. Naquele contexto, marcado pelas transformações radicais das revoluções Industrial e Francesa, surgiu a Sociologia, ciência que tem como objetivo compreender os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades contemporâneas. em conjunto com a Antropologia e a Ciência Política, a Sociologia constitui o campo de conhecimento científico denominado Ciências Sociais.

FONTE: SILVA, Afrânio; LOUREIRO, Bruno; MIRANDA, Cassia, et al. Sociologia em movimento. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.11

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         O Currículo Oficial de Sociologia desenvolve:

O aluno na sociedade e a Sociologia;
O que permite ao aluno viver em sociedade?
O que nos une como humanos? O que nos diferencia?
O que nos desiguala como humanos?
De onde vem a diversidade social brasileira?
Qual a importância da cultura na vida social?  
Qual a importância do trabalho na vida social brasileira?
O aluno em meio aos significados da violência no Brasil;
O que é cidadania?
Qual a importância da participação política?
Qual é a organização política do Estado brasileiro?

Caríssimos Professores, seguem os links das Avaliações de Aprendizagem em Processo Pelas Áreas do Conhecimento referente ao componente curricular de Sociologia:


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